Abraji

Abraji

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Firjan reúne prefeitos eleitos e reeleitos da Baixada

A Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) reuniu na terça-feira, em sua Representação Regional de Nova Iguaçu, encontro com prefeitos e vice-prefeitos eleitos das cidades da Baixada Fluminense, que é composta por 13 municípios. Compareceram ao evento: Artur Messias (PT), prefeito reeleito de Mesquita, Dequinha (PMDB), vice-prefeito eleito de Queimados, Lindberg Farias (PT), prefeito reeleito de Nova Iguaçu, Ratinho (PDT), vice-prefeito eleito de Nilópolis, Timor (PSDB), prefeito eleito de Japeri, Professor Tarciso (PT), prefeito eleito de Paracambi e Darci dos Anjos (PSDB), prefeito reeleito de Seropédica. Não compareceram os representantes de Itaguaí, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé e Guapimirim. Ficou acertada entre os representantes dos municípios, a realização de um seminário em janeiro para discutir os impactos do Arco Metropolitano. Entre as principais questões discutidas foi a criação de uma central de leitos hospitalares para a Baixada Fluminense. O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, propôs um encontro com o ministro da Saúde e o secretário de estadual de Saúde e Defesa Civil, para tratar do problema. A reunião debateu ainda a destinação do lixo, água potável, geração de renda e educação. Cada um dos prefeitos recebeu da Firjan um kit com informações do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM); dos estudos de impacto do Arco Metropolitano e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro; e do levantamento e-gov, que analisa o conteúdo dos sites das prefeituras.



Falando dos prefeitos eleitos...

Estarei disponibilizando durante a próxima semana, uma coluna especial aqui no BLOG: Os desafios do prefeito eleito. Durante uma semana, vamos disponibilizar no BLOG, relatos com imagens, dos principais desafios dos novos prefeitos da Baixada Fluminense e iremos estrear com o que terá o maior desafio de todos: Timor (PSDB) de Japeri.


Amanhã é Dia D de combate à dengue: em Paracambi

O prefeito Jairo dos Santos (PT) decretou que amanhã, será o dia D de combate à dengue. Com 43 mil habitantes e pouco mais de 100 casos registrados no ano passado, Paracambi novamente sai na frente no combate ao Aedes Aegypti. Segundo o secretário Municipal de Administração, André Ceciliano, o objetivo da campanha, será o de dar continuidade ao combate e esclarecimento da população sobre a dengue. “Durante o ano, houve uma epidemia no estado e principalmente na capital. Entretanto, registramos apenas 135 casos, ou seja, 0,8% de índice de infestação e nenhuma morte ocorrida no período, causada pela dengue. Amanhã faremos uma varredura geral e imunizaremos o município”, concluiu Ceciliano. Não custa nada lembrar: André Ceciliano foi prefeito de Paracambi por quase oito anos. Durante esse período, o município cresceu muito principalmente nas áreas da educação e saúde, sendo considerado por muitos como referencial nestas áreas. Em Japeri não ficaremos para trás e teremos o Dia N de NADA! Ou o dia de COP (Cadê O Prefeito?). Seria cômico senão fosse trágico!


Falando em Paracambi...

O ex-prefeito André Ceciliano (PT), que foi prefeito por quase oito anos (2001 à 2008), criou um projeto, chamado Campeões do Futuro de Paracambi. Entre os vários atletas que praticam atividades esportivas nas escolas ou com apoio do município, destacam-se o futebol, futsal, vôlei, natação, dança, capoeira e karatê, tudo de graça. E o “Campeões do Futuro” vem dando frutos. Entre os dias 14 e 16 de Novembro, os caratecas de Paracambi, foram a Jaraguá do Sul em Santa Catarina, participar do 13º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilo, realizado pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilo (CBKI). A competição contou com a presença de atletas de todo o Brasil, num total de 1.694 atletas e 179 equipes. A equipe de Paracambi conquistou 5 medalhas: 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze. Anderson Couto de 17 anos, campeão brasileiro em kumitê individual e 3º lugar em equipe (ouro e bronze). Wallace Amarantes de 18 anos, campeão brasileiro em kumitê individual, categoria adulta e Gustavo Soares de 16 anos, vice-campeão brasileiro em kumitê individual e 3º lugar em equipe (prata e bronze). O projeto Campeões do Futuro é mantido pela Prefeitura Municipal de Paracambi e existe desde 2001, por iniciativa do ex-prefeito André Ceciliano. O projeto reúne atualmente 2.860 atletas e desde que foi criado, mais de 10 mil jovens já passaram por lá. Parabéns aos atletas, ao prefeito Jairo dos Santos e principalmente ao André Ceciliano, que teve coragem para implementar o projeto. A emoção em ver os atletas competindo e sendo premiados deve ser enorme. Enquanto isso em Japeri, as crianças não tem nem a merenda, o uniforme, quanto mais incentivo para a prática de esportes.