Abraji

Abraji

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Chuvas castigam a Baixada Fluminense

À noite e madrugada, foram cruéis para os moradores da Baixada Fluminense, principalmente para os municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu e Paracambi. No bairro de Heliópolis em Belford Roxo, os rios e valões transbordaram e muitos moradores perderam móveis e utensílios. Os bairros mais atingidos foram: Parque São Bernardo, Santa Maria e São Francisco. Em Nova Iguaçu, segundo o Corpo de Bombeiros, não houve chamados durante a madrugada, apesar da forte chuva. Em Paracambi, o quartel dos Bombeiros, registrou 20 ocorrências por desabamento, enchente e deslizamento. O prefeito de Paracambi Jairo dos Santos (PT) criou o “gabinete de crise”, que está funcionando na Secretaria Municipal de Educação. Além do prefeito, fazem parte do gabinete, o secretário de Planejamento, José Maria de Souza e o secretário de Administração, André Ceciliano. O objetivo do grupo, segundo Ceciliano, é o de interagir com a Defesa Civil do Estado e com o Governo do Estado, através do gabinete do Governador e da Ação Social. “No momento temos 50 famílias desalojadas, que estão sendo atendidas por nós, com alimentação, abrigo seguro e atenção total”, concluiu André Ceciliano.



Falando em chuvas...


Não temos dúvidas que Deus está no controle em Japeri. A mesma chuva que castigou Belford Roxo, Nova Iguaçu e Paracambi, foi à mesma chuva que caiu em Japeri. Entretanto, para a nossa sorte e demais moradores do município, os efeitos foram menores. Muitas pessoas tiveram suas casas alagadas e invadidas pelas águas, principalmente no bairro Delamare, uma parte da cidade, que a prefeitura fez questão de esquecer. Os valões do município não são drenados e após a chuva, o que vemos na cidade é um rastro de sujeira. Até as barreiras que caíram na estrada, que liga Japeri a Engenheiro Pedreira, foram motivos de piada. Dizem que o barro que foi retirado poderá ser usado para tapar os inúmeros buracos no asfalto, que vem sendo tapados com terra preta. Por volta das 17 horas, vi uma equipe da Secretaria de Obras, fazendo a limpeza na estrada, comandada pelo secretário Jorge Luiz. A cidade vai continuar suja. A empresa que faz a limpeza em todo o município tem pouco mais de 90 funcionários. A realidade nua e crua é que mais uma vez nos safamos do pior. Temos um prefeito que largou a cidade e que desmontou a Defesa Civil Municipal, nos abandonando a própria sorte. Que Deus continue tendo piedade de nós!

Falando do abandono de Japeri...


Estive na sessão da Câmara Municipal de Japeri, ontem, dia 13 e os vereadores fizeram duras críticas à atuação do prefeito. O vereador Carlão do Bolão (PR), disse que foi a Brasília, pedir verbas para obras no município ao “seu padrinho político”, deputado federal Sandro Matos (PR/RJ). Segundo Bolão, tomou como exemplo, a liberação de recursos para obras na Vila Laranjal e que segundo ainda, o vereador “por falta de habilidade” da secretária de Planejamento, os recursos não foram usados e a oportunidade de fazer a obra foi perdida. O vereador Silas (PMDB), que é o de mesmo partido do prefeito, fez uso da tribuna, para denunciar a condição degradante que os moradores que vivem nas proximidades das Casas de Custódia, com o lançamento irregular do esgoto. Silas lembrou que já alertou as autoridades estaduais sobre a contaminação do Rio Guandu, que abastece a capital e que o prefeito de Japeri, não cumpriu os acordos e promessas feitas, como por exemplo, a liberação da obra do bairro do São Jorge, que prevê o saneamento e asfaltamento de 26 ruas. Segundo o vereador a obra orçada em mais de R$ 9 milhões, não teve a contrapartida da prefeitura, que é de 10% do valor total da obra, ou seja, pouco mais de R$ 900 mil. A verba será devolvida até o final do ano ao Governo Federal e a obra não será feita. “Tenho muitas mágoas desse prefeito”, afirmou Silas, que não foi reeleito, mas que cobrará do prefeito eleito Timor (PSDB), todas as promessas feitas durante a campanha.



Falando de Timor...

Fui uma das poucas pessoas que vi a entrevista do prefeito eleito de Japeri, Timor, concedida na CNT. A entrevista foi muito ruim e Timor não estava à vontade. Os questionamentos do repórter são de quem não conhece Japeri e tampouco seus problemas. Estamos aguardando a presença de Timor no Programa Perfil Japeri, que vai ao ar aos sábados de 10 horas ao meio-dia. Certamente, farei as perguntas que o povão de Japeri deseja e Timor vai responder a todas, com muita objetividade. VIVA A DEMOCRACIA! VIVA A IMPRENSA LIVRE!