Abraji

Abraji

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Secretaria do Ambiente fecha areais em Seropédica



Quatro areais foram interditados e outros três notificados, dez pessoas detidas, dois silos para armazenamento de areia extraída demolidos, uma balsa, quatro tratores e dois caminhões apreendidos. Este foi o saldo da blitz deflagrada ontem pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em Seropédica, na Baixada Fluminense, para reprimir a extração ilegal de areia. 
A blitz mobilizou 54 pessoas, entre policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Foram inspecionados 17 areais nas localidades Piranema, Reta dos 400 e Reta dos 500, em Seropédica. Destes areais investigados, quatro (Areal Piranema, Areal Estrela d’Alva e Areal Pedra do Ouro LTDA e outro ainda sem identificação) foram interditados por operar sem licença ambiental ou com licença vencida.
O proprietário do Areal Pedra do Ouro será multado em até R$ 10 milhões por operar com licença ambiental vencida desde 2008, dentre outras irregularidades encontradas. As dez pessoas detidas foram conduzidas para prestar esclarecimentos na DPMA, e responderão por crime ambiental.
O chefe da Cicca, coronel Padrone, disse que a fiscalização nos areais de Seropédica é complexa porque há vários pontos de extração de areia. “A área foi parcelada em fragmentos muito pequenos, em módulos de dez hectares. Mas, mesmo assim, as fiscalizações serão intensificadas, e os areais que não estiverem em conformidade com a legislação ambiental serão interditados. Sabemos que a areia é essencial para a construção civil, mas sua extração tem que ser feita de maneira sustentável”, finalizou o Coronel. (Fonte: Ascom SEA. Foto: Luiz Morier).
Entendi que o Governo do estado através de uma de suas secretarias, fiscalizou e tomou as devidas providências. O que eu não entendi é o que afinal de contas faz a Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica? Areal com licença vencida desde 2008, nas minhas contas são cinco anos, ou estou enganado? O prefeito anterior Darci dos Anjos nada fez e o atual, Alcir Martinazzo não tomou nenhuma providência. E o que falar dos fiscais do Executivo, que são os vereadores? Não fiscalizaram também. Não foi à toa que a Câmara foi renovada em 70%, ou seja, dos dez vereadores, apenas três foram reeleitos.