Abraji

Abraji

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Blitz" revela descaso em Duque de Caxias





O programa Balanço Geral RJ recebeu uma denúncia de descaso no Hospital Ismélia da Silveira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A unidade não teria médicos suficientes para atender a grande quantidade de crianças que aguardam por atendimento. No hospital lotado, a reportagem foi proibida de entrar. A matéria foi feita assim mesmo (Fonte: site R7).
Ao ver a reportagem do competente repórter Ernani Alves e equipe, exibida no quadro "Blitz do Balanço Geral", apresentado por Wagner Montes, pude perceber o despreparo das "assessorias de imprensa" das prefeituras de Seropédica e Duque de Caxias (Seropédica na postagem de 18/02), respectivamente. Impedir o trabalho da imprensa em mostrar as condições nos Postos de Saúde e Hospitais, fere princípios garantidos pela Constituição Federal, como por exemplo a liberdade de imprensa. Em ambos os casos, aqueles que "comandam os postos" ou melhor, que comandam os descasos, solicitaram a presença da Polícia Militar. Em momento algum, Ernani Alves, se acovardou. Em ambos os casos, a resposta dos policiais foi a mesma: "Não há crime no trabalho do repórter". 
Ao assistir atentamente a matéria, fiquei feliz em ver como o trabalho de Ernani melhora a cada reportagem. Na entrevista com o prefeito Alexandre Cardoso, o repórter conseguiu com que o alcaíde pedisse desculpas a população e prometesse melhorias em cinco meses.
Entretanto, não entendi a postura do apresentador e deputado estadual, Wagner Montes. Protegeu o prefeito Alexandre Cardoso e argumentou que o fato de ter assumido há pouco tempo "uma herança maldita" de seus antecessores, não deveria ser cobrado em soluções imediatas. Teria esquecido Wagner Montes, que Alexandre Cardoso, além de ser médico, foi vereador de Duque de Caxias, deputado estadual, vários mandatos de deputado federal e secretário de estado? Será que Cardoso não sabia dos problemas que enfrentaria? Claro que sabia! É um homem preparado e o seu pedido de desculpas para a população e a promessa de melhorias no atendimento, deixaram claro que conhece os problemas do município. 
Wagner Montes ao sinalizar que a "Blitz do Balanço Geral" deve visitar apenas municípios onde os prefeitos foram reeleitos, coloca em "xeque", a credibilidade do quadro. Parabéns ao Ernani Alves e equipe pela reportagem. espero que o quadro continue com isenção, mostrando a realidade dos fatos, doa a quem doer!