Abraji

Abraji

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Polícia e ANP fecham postos que vendiam gasolina adulterada




A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) interditou na semana passada, três postos de combustíveis em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por irregularidades com o combustível e na bomba.
A operação Posto Legal teve apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), CEDAE, LIGHT e CEG. Ao todo, foram fiscalizados dez postos na região. Segundo os fiscais, os crimes mais comuns são adulteração de combustíveis e bomba baixa - alteração que faz com que a máquina registre mais combustível do que é efetivamente inserido no tanque do veículo.
De acordo com o delegado da DDSD, Tarcísio Janse, a medida tem o objetivo de conscientizar os donos dos postos em  relação às penalidades do crime. “A ação é feita para que o mercado comercialize os combustíveis dentro da especificação e comprando a devida bandeira autorizada” afirmou. Os postos interditados foram: Auto Posto M W Card Ltda. (bandeira branca) e Duck Posto de Gasolina Peças e Acessórios (Raízen). Ambos estão sujeitos a multas que variam de R$ 20 mil a R$ 5 milhões e só poderão reabrir após comprovarem a substituição do produto irregular. Em caso de reincidência, perderão a autorização da ANP. Ao todo foram fiscalizados sete estabelecimentos na cidade. A pena varia de um a cinco anos de prisão. 
A ANP orienta o consumidor a pedir a nota fiscal do abastecimento (Fonte: Site R7 e vídeo do Programa Balanço Geral RJ).
De acordo com a lei, apenas 23% de etanol, podem ser misturados à gasolina. Os motoristas ao abastecer os seus veículos podem exigir que seja feito o teste da proveta para saber se a mistura está dentro das especificações.
O que acontece na prática é que a propaganda “boca a boca”, é muito rápida sobre a qualidade ou falta dela sobre determinado produto, porém a sua eficácia é questionável. O que quero dizer com isso? Os motoristas reclamam da falta de qualidade de combustível de determinado posto e comentam uns com os outros que “tal posto” vende combustível adulterado ou “batizado” como a maioria chama.
Na realidade, só existem duas soluções para o problema: Aplicação de multas pesadas a quem comete tal crime ou fechamento do estabelecimento. Os postos de gasolina devem ter aviso em local visível com nome e razão social do posto, nome e endereço eletrônico da ANP (www.anp.gov.br), telefone para denúncias (0800-970-0267). Nos postos em que forem confirmadas as irregularidades, as bombas serão imediatamente lacradas e os gerentes e sócios do local serão indiciados pelo crime de comercializar combustíveis fora da especificação legal.