Abraji

Abraji

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prevenir a dengue ainda é o melhor remédio







Os casos de dengue no Brasil quase triplicaram nesse início de 2013, cinco estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, GoiásAcre e Tocantins. . estão com epidemia da doença e as regiões Norte e Nordeste estão em atenção máxima. Para o governo, o momento é de alerta geral. Segundo autoridades do setor, é preciso redobrar as ações de prevenção e ficar atento à água, lixo acumulado e evitar os criadouros do mosquito.
Apesar do crescimento no número de casos, houve queda de 20% nas mortes por dengue e de 44% nos casos graves da doença. Mas, o alerta continua, principalmente por causa de uma variação da doença: a dengue tipo quatro.
A fase mais intensa de transmissão da dengue vai até maio. A partir de agora, a preocupação é principalmente com a região Nordeste, onde os casos costumam aumentar entre março e abril.
Um levantamento do ministério da saúde mostrou que 267 municípios do país têm risco de epidemia e quase a metade deles está no Nordeste. Nessa região, o trabalho de prevenção deve se concentrar nos reservatórios de água, onde foram encontradas mais de 70% das larvas do mosquito. 
Já no Sudeste, a preocupação é com as plantas dentro de casa. Nas regiões Norte, Centro Oeste e Sul, é o lixo que concentra a maior parte dos focos. 
A história mostra que a presença do mosquito transmissor no país é antiga. O Aedes Aegypt teria chegado ao Brasil em navios negreiros, no século XVII. Mas só no começo do século XX, em 1908, um estudo relacionou o mosquito à transmissão de doenças tropicais. Ele já estava presente em várias regiões urbanas, principalmente no litoral.
50 anos se passaram e, em 1958, o Brasil conseguiu se ver livre do mosquito. Mas, ele retornaria quase uma década depois. A hipótese mais provável é que os ovos do Aedes Aegypt vieram em pneus importados do panamá. A partir daí, o mosquito se espalhou pelas grandes capitais do Norte do país.
E em 2006 já estava em todos os estados brasileiros. “O mosquito da dengue encontrou no Brasil, tudo o que ele precisava, ou seja, bastante calor e umidade praticamente o ano todo. (Fonte: Globo.com e vídeo Jornal da Record).
POR FAVOR AMIGOS: COMECEMOS MESMO QUE SEJA AGORA, A COMBATER A DENGUE. COMO FAZÊ-LO, TODOS NÓS SABEMOS. ENTÃO, MÃOS A OBRA!