Timor, Pezão e o vereador de Japeri, Jonas Cruz |
O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, participou nesta quinta-feira (21) do seminário do Sistema Firjan "Visões de Futuro: Potencialidades e Desafios da região da Baixada Fluminense", em Nova Iguaçu. No evento, com participação dos nove prefeitos da área I da Baixada, a instituição apresentou as conclusões do estudo que mostra oportunidades e desafios para o desenvolvimento dos municípios para o período de 5 a 15 anos. Com investimentos de R$ 5 bilhões, o vice-governador apresentou as obras em andamento e as previstas para a Baixada Fluminense. Para Pezão, a construção do Arco Metropolitano é a grande revolução para o desenvolvimento da área.
“O arco é a redenção da Região Metropolitana do Rio. Ele vai possibilitar a ligação do Porto de Itaguaí ao Comperj (Complexo Petroquímico). Queremos entregar essa obra no fim de 2013, no máximo março de 2014. É uma oportunidade única. Tem muitas empresas querendo se instalar ao longo do arco, diversos programas habitacionais. É a oportunidade que a Baixada tem para gerar emprego e renda”, disse Pezão.
O vice-governador também destacou outras obras de infraestrutura para os municípios, como a expansão e o alargamento da Via Light, intervenções de saneamento, investimentos através do programa Somando Forças, Asfalto na Porta e Bairro Novo. A área I da Baixada Fluminense no levantamento da Firjan inclui os municípios de Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Queimados, e Seropédica. O objetivo da iniciativa é apresentar soluções para o que pode se tornar o principal polo gasquímico e petroquímico do país. “Essa é uma iniciativa em prol do desenvolvimento sustentável do estado. O projeto vem sendo desenvolvido há dois anos com empresários, poder público e sociedade civil no intuito de pensar o estado nos próximos 15 anos”, explicou Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan. O seminário apresentou conclusões para tópicos como criação, preservação e adequação de zonas industriais, adequação logística e mobilidade urbana, disponibilidade e qualidade de energia elétrica, ordenamento habitacional e cobertura da rede de gás natural. (Fonte Folha do Vale).Japeri vem se beneficiando com a parceria do prefeito Timor (PSD) com o Governo do Estado, quanto a isso não resta dúvidas. Habilidoso, o prefeito reeleito de Japeri, conseguiu muitas obras e benefícios, entre eles o viaduto de Engenheiro Pedreira e o Distrito Industrial. Pezão pretende ser candidato ao governo e Timor atualmente no município, é o cabo eleitoral número 1. Pelo que é possível perceber, o vereador Jonas Cruz (PMDB) está mobilizado em movimentar o "tabuleiro político". Em breve, Timor deverá ser "cortejado" pelos candidatos ao Senado e ao Governo do Estado, sem contar deputados federais e estaduais. Acredito que Timor não será candidato a deputado, o que significa dizer que concluirá o mandato e que o seu apoio tem um grande peso político no estado e principalmente na Baixada Fluminense.