Abraji

Abraji

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Saneamento básico na Baixada Fluminense fica fora do PAC-Funasa

Obra de saneamento básico (portal do PT)

No último dia, no Salão Nobre do Palácio do Planalto ocorreu a cerimônia para as assinaturas de contratação das obras de saneamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento, da Fundação Nacional de Saúde (PAC-Funasa), com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), da ministra Gleisi Hoffmann, além de outras autoridades. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgado este mês, o resultado da segunda fase do processo seletivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo a Funasa, foram relacionados 1.013 municípios que serão atendidos com recursos da instituição para a realização das obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e esgotamento sanitário.
A segunda fase do PAC 2, estabelecida pelo Governo Federal, abrange o período de 2011 a 2014. E a Funasa participa do PAC por meio de ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário (soluções coletivas e estáticas) e elaboração de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
De acordo ainda com a instituição, os recursos previstos para o PAC Funasa são da ordem de R$ 4 bilhões. Nesta primeira etapa de seleção serão disponibilizados R$ 2,2 bilhões para o período de 2011 e 2012 (reportagem e foto: Fabrícia Neves – Portal do Partido dos Trabalhadores).
É sempre assim. A Baixada Fluminense fica de fora nas obras básicas e de infra estrutura. Mas na hora de buscar os votos, os políticos adoram a região. É necessário que a população e principalmente os formadores de opinião que "habitam" a internet, tenham consciência da realidade que "devasta" a Baixada. Apenas os municípios: Aperibé, Arraial do Cabo, Búzios, Bom Jesus do Itabapoana, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Itaocara, Miracema, Porto Real, Quatis, São Sebastião do Alto e Vassouras, irão receber os recursos do PAC-Funasa. Cidades como Paracambi, Belford Roxo e Mesquita, que tem prefeitos do Partido dos Trabalhadores, também ficaram de fora do PAC-Funasa. Detalhe: Toda a informação repassada nesta postagem tem como fonte o próprio Partido dos Trabalhadores. Lamentável!