Abraji

Abraji

terça-feira, 18 de novembro de 2014

MP PROCESSA CHARLINHO E LUCIANO MOTTA POR IMPROBIDADE



Luciano Mota, atual prefeito de Itaguaí

O ex-prefeito de Itaguaí, Carlos Busatto Júnior, o Charlinho e o atual Luciano Mota (PSDB), foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Angra dos Reis. Segundo a ação, existem irregularidades na contratação temporária e nas nomeações realizadas entre 2010 e 2014.
Segundo o promotor Alexander Vieira, autor da ação, Charlinho e Mota fizeram milhares de contratações temporárias, sem concurso público. Apenas entre 2013 e 2014, Luciano Mota contratou mais de 3 mil servidores.
Após a descoberta das irregularidades, o MP expediu recomendações e em seguida propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Luciano Mota assinou o documento. Porém, nada mudou e as nomeações continuaram. A Guarda Municipal de Itaguaí concentra o maior número de irregularidades. Segundo a legislação municipal, os cargos da Guarda Municipal devem ser através concurso público. Entretanto, segundo a denúncia do MP, estão lotados mais de 700 guardas admitidos através de contrato temporário. Ainda na denúncia, dos 800 funcionários da Guarda Municipal de Itaguaí, apenas 9 são concursados.

Na ação, o MP determina que a prefeitura de Itaguaí demita em 30 dias todos os servidores contratados de forma ilegal e a realização de concurso público. Na ação, o promotor Alexander Vieira pede a condenação de Charlinho e Luciano Mota, com base na Lei de Improbidade administrativa, que entre outras sanções, prevê a perda do cargo, suspensão de direitos políticos e pagamento de multa.