Som acima do permitido, ambulantes ilegais, calçadas ocupadas irregularmente são alguns dos alvos do Programa Caxias Legal, lançado, pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso.
A Força Tarefa que será integrada pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as secretarias de Defesa Civil, Políticas de Segurança, Serviços Públicos e Infraestrutura e Gestões Tecnológicas, com o objetivo de coibir nos finais de semana a invasão de espaços públicos.
Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, a ideia de se criar em Duque de Caxias este programa surgiu a partir de reclamações de moradores de vários bairros, como Santa Cruz da Serra, Vila São Luís, Parque Fluminense que reclamam da invasão das praças destas áreas por carros com som acima dos 100 decibéis, vendedores de churrasco e bebidas. “Não somos contra as pessoas se divertirem nos finais de semana nas praças. Entretanto, existem queixas dos moradores sobre o excesso que ocorrem principalmente nos finais de semana. Por isso, decidimos criar o programa Caxias Legal, para levar a tranquilidade aos moradores destas áreas”, explica o prefeito.
“Recebemos reclamações das pessoas sobre inúmeras irregularidades que ocorrem nos finais de semana, inclusive de pessoas mantendo relações sexuais em locais públicos. Tivemos casos de uma escola que teve as telhas quebradas devido a um festival de pipas. Nada temos contra este tipo de diversão, mas não podemos aceitar que isto afete a vida da maioria da população. Com o programa Caxias Legal, pretendemos coibir estas irregularidades. Vamos montar um banco de dados para termos uma estatística”, revela o prefeito Alexandre Cardoso.
As operações serão sempre nos finais de semana reunindo equipes dos órgãos que integram a Força Tarefa, e dentro de dois meses será feita uma reunião para avaliar as mudanças e ações que devem ser intensificadas. A prefeitura disponibilizou também um telefone para denúncias e um e-mail.
Participaram do lançamento do programa os secretários municipais, Mário Sérgio Duarte (Políticas de Segurança), Tarce Filho (Serviços Públicos), Marcello Silva da Costa (Defesa Civil), Ronaldo Reis (Infraestrutura e Gestões Tecnológicas), o comandante do 15º BPM, tenente- coronel Ranulpho Brandão, o delegado titular da 59ªDP, José Afonso Motta, e o comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente- coronel André Morgado.
Texto da SECOM Duque de Caxias.