Abraji

Abraji

quarta-feira, 2 de março de 2011

Diretório decidirá os rumos do PT de Japeri


vereadores Rei e Dantas

Ficou adiada para o próximo dia 19 de março, a decisão sobre os rumos que o PT de Japeri deverá tomar em relação ao Governo Timor. No último sábado (26), aconteceu uma reunião ordinária, conforme determina o Regimento Interno do partido. Na pauta da reunião, havia dois temas a serem discutidos: Continuidade da oposição ao Governo Municipal de Japeri (leia-se Timor) e a expulsão dos vereadores do partido, Jorge Dantas e Reginaldo de Souza Leão, o Rei. A Executiva Municipal do PT é formada por onze membros e estavam presentes nove, havendo, portanto, quorum para deliberação. Com a chegada inesperada dos vereadores Dantas e Rei na reunião, a questão da expulsão dos parlamentares foi deixada de lado e os membros presentes passaram a discutir sobre a oposição ao Governo Municipal. Os grupos políticos do PT que fazem parte da Executiva decidiram por maioria esmagadora, encerrar com a oposição sistemática ao Governo Timor, por entenderem que a oposição não tem ajudado no desenvolvimento do município. O presidente do PT de Japeri, ligado ao suplente de deputado estadual em exercício, André Ceciliano (PT), foi o único voto contrário.
Segundo o Estatuto do PT, como não houve consenso, automaticamente a decisão da Executiva do partido será submetida ao Diretório Municipal no dia 19 de março. Uma fonte ligada ao diretório informou que dos 25 votos, aproximadamente 22 votos devem ratificar a decisão da Executiva do PT e o partido deixará de ser oposição ao Governo Timor.
Vamos aos fatos? Por que o PT de Japeri é oposição ao Governo Timor? Você não sabe? Eu sei! Nas eleições de 2008, Timor (PSDB) derrotou nas urnas e democraticamente o candidato André Ceciliano. Entretanto, o PT de Japeri elegeu dois vereadores: Jorge Dantas e Rei. O PT nunca havia tido representantes na Câmara Municipal. Com o calor e a emoção da eleição, em dezembro, após a “ressaca” eleitoral, André Ceciliano, o derrotado, numa reunião da Executiva Municipal, teria proposto que o PT deveria ser oposição sistemática ao Governo que seria empossado. Os argumentos seriam os seguintes: O eleito é do PSDB e com o “prestígio eleitoral” adquirido na eleição, André Ceciliano, traria muitas obras e recursos para Japeri. Uma fonte que estava na reunião contou-me: “Ceciliano foi o candidato de Lula (ex-presidente da República) e Cabral (governador e do PMDB). Tem muita amizade com ambos e os recursos e obras serão infinitos”, concluiu a fonte. As obras vieram e os recursos também. Só que para o espanto de muitos a amizade e o prestígio do governo Cabral foram para Timor e não Ceciliano. Restou a Ceciliano ficar como se diz na política, no “sereno” por dois longos anos (refere-se ao fato do político não conseguir cargos e ou indicar para ocupar cargos). Ceciliano até conseguiu nomeações temporárias na prefeitura de Nova Iguaçu, com o seu amigo Lindberg Farias (PT).
Em 2009, Ceciliano conseguiu emplacar o nome de Marcelo Damasceno na presidência do PT de Japeri (existem controvérsias...). Ceciliano ao lançar a sua candidatura de deputado estadual, acenou aos petistas de Japeri, que caso assumisse o mandato, duas coisas seriam prioridade: Os cargos de seu gabinete seriam preenchidos pelos petistas de Japeri e de lá a sua campanha à prefeitura de Japeri alçaria voo. Enquanto isso, Timor trabalhava e inaugurava dezenas de obras por toda a cidade. Ceciliano perdeu a eleição, a terceira consecutiva (uma de prefeito em Paracambi, assumindo por decisão judicial, uma para prefeito de Japeri e agora na de deputado estadual).
O PT estadual indicou dois nomes para a Secretaria de Estado de Ação Social: o deputado Rodrigo Neves e do suplente André Ceciliano. Cabral preferiu Neves e Ceciliano ficou com o mandato de deputado como “prêmio de consolação”. Ao assumir o mandato André Ceciliano deu show. Foi parar na TV Globo em vários horários, acusado pelo Ministério Público (MP) por fraude em documentos e compra sem licitação. Quanto as nomeações? Petistas de Japeri nomeados? HAHAHAHAHAHAHA!!! Esses não conseguiram até o momento nada! Isso mesmo, nada! Em compensação o povo de Paracambi... Todo mundo (ou quase) nomeados no gabinete, com cargos em salários que variam entre R$ 3 a R$ 6 mil. O povo do PT de Japeri parece que acordou do sonho (ou pesadelo?). Deu uma resposta para sua Excelência “deputado de Japeri”, que mora em Paracambi e vive em Mendes. Os vereadores e aqueles que votaram pelo fim da oposição estão certos! Oposição para que? Pra agradar ao “chefe”? Chegou aos meus ouvidos, que depois da derrota na Executiva, Ceciliano vem procurando os membros do Diretório Municipal e que teria acenado com cargos em órgãos do Governo do Estado (Detran, Leão XIII, Suderj e outros...) e até mesmo no próprio gabinete. Tomara! “Agora que Inês é morta”, Ceciliano quer conversa? Cuidado ein... cargos em gabinete podem ser exonerados a qualquer momento. A fonte revelou-me que a estratégia seria a seguinte: Ceciliano conseguiria os cargos, reverteria a decisão da Executiva Municipal e iria substituir os membros da Executiva, contrários aos seus desejos. Depois disso, "beijinho, beijinho, xau, xau... HAHAHAHA! A informação causou revolta em muitos. Agora os membros do Diretório terão a oportunidade de mostrar que são responsáveis e não é com meia dúzia de promessas que o partido irá negociar e ou se "vender" a propostas que não estejam ligadas diretamente ao crescimento de Japeri, independente de sigla partidária! Vamos aguardar até o dia 19 de março. Até lá muita coisa pode acontecer...