Abraji

Abraji

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Faltou treinar, peixe




O deputado federal Romário (PSB-RJ), enfim entrou em “campo” na Câmara dos Deputados. Mesmo tendo direito a vinte e cinco minutos conforme prevê o regimento interno da Casa, o deputado usou pouco mais de cinco minutos, sendo aparteado pelos colegas, que mais pareciam fãs. A Sessão foi presidida pelo 4º secretário da Mesa Diretora, o experiente Inocêncio Oliveira (PR-PE), que teve que dar um “puxão de orelhas”, nos deputados que se comportaram como “tietes” de Romário.
Jonas Donizetti e Júlio Delgado, ambos do PSB e representantes de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, exaltaram as qualidades de Romário como jogador e lembraram que “seu” Edevair, pai do agora deputado deve estar muito orgulhoso com mais uma conquista do filho. Onofre Santo Agostini (DEM-SC), vascaíno, se colocou à disposição do deputado: “Seremos parceiros”, definiu. O deputado Agostini sabe que o partido dele e o de Romário são opostos? A deputada Ana Arraes e o colega Valtenir Pereira, representantes de Pernambuco e Mato Grosso, do mesmo partido do ex-craque, parabenizaram as duas bandeiras de Romário: Esporte para todos e a luta pelos direitos dos deficientes. Quem roubou a cena, entretanto, foi o deputado Renan Filho, do PMDB de Alagoas (adivinha de quem ele é filho?). Em seu primeiro mandato como deputado, Renan Filho, se apresentou para apartear o deputado, saudando Romário em nome do Congresso Nacional. Pode?
A realidade é a seguinte: “É muita vela pra pouco santo”. Até agora o que o deputado Romário produziu como deputado, foi isso ai! Um discurso elaborado por algum assessor e muito mal lido no Plenário. Vai defender o esporte e os deficientes. Não apresentou até o momento nenhum projeto em ambas as áreas. Renan Filho alardeou que a presença de Romário trará “holofotes positivos” para a Casa. Não deve ter lido os jornais da semana passada, quando o ex-craque estava dando expediente na praia, jogando futevôlei e faltando a Sessão. Os apartes foram ridículos e fora do tema do discurso do deputado. Tanto que Inocêncio de Oliveira teve que chamar a atenção dos aparteadores.
Romário falou resumidamente da tragédia na região Serrana e lembrou o incêndio na Cidade do Samba. Finalizou o seu discurso, falando sobre os grandes eventos esportivos no Brasil: Copa das Confederações, Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Os problemas todos sabem. Solução não apresentou nenhuma. Quanto às críticas, devem ser mesmas construtivas, começando com estas: Deputado faça um curso de oratória e aprenda a falar em público. É correto ler o discurso. Mas precisa ser na íntegra? Onde está o improviso? Considere a Tribuna como uma "pequena área"... Nitidamente nervoso, diante de pouco mais de dez deputados e lendo, o ex-jogador escorregou nas palavras difíceis e se continuar como está, certamente terminará a sua carreira como tantos outros: Deputado de um único mandato. Vamos lá “peixe”. Treine e entre em campo para ser um craque na política. Não decepcione os seus quase 150 mil eleitores que votaram em Vossa Excelência, como forma de agradecer por tudo que fizeste pelo futebol, a paixão nacional.