Abraji

Abraji

domingo, 19 de setembro de 2010

A DISPUTA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Parodiando o candidato a deputado federal por São Paulo, Tiririca (PR): Você sabe o que faz um deputado federal? Resposta: Eu sei! O Deputado federal é o cidadão eleito para a Câmara dos Deputados (composta por 513 membros, número estabelecido em lei complementar, no ano anterior às eleições, proporcionalmente à população). A representatividade de cada estado é proporcional ao número de habitantes e para ser eleito o candidato deve apenas receber votos do Estado em que legisla. Um candidato do Rio de janeiro só recebe votos de cidades do estado do Rio de Janeiro. Os Deputados Federais são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos. Ficam sujeitos às restrições constitucionais e podem perder o mandato se as infringir ou o se procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar, ou não comparecer à terça parte das sessões ordinárias da Câmara dos Deputados ou, ainda, se tiver seus direitos políticos suspensos ou sofrer condenação criminal transitada em julgamento. A perda ou a extinção do mandato é decidida, conforme o caso, pela Mesa ou pelo Plenário (FONTE: Blog do Alexandre).


1. Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais.

2. Ele pode propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emendas à Constituição federal e propor emendas para a constituição de um novo Congresso Constituinte.

3. Participa das Comissões Permanentes que avaliam e emitem pareceres sobre as propostas em tramitação na Câmara.

4. Cabe ao Deputado discutir a proposta de orçamento elaborada pelo Executivo, apresentar emendas e definir onde serão aplicados os recursos do Governo.

5. Durante os quatro anos de seu mandato, participa das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões.

6. Além disso, atende pessoalmente aos eleitores, encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais ou apresentando em Plenário assuntos de interesse do segmento social ou da região que o elegeu.

7. Ouve a opinião de grupos organizados que reivindicam a colocação de temas específicos em pauta.

8. O deputado emite pareceres nas diversas comissões técnicas sobre os projetos e demais assuntos acerca dos quais o Poder Legislativo deve manifestar-se. Pode também propor a instituição de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).



SITUAÇÃO ELEITORAL

DOS 46 DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS DO RIO DE JANEIRO, 11 NÃO SERÃO CANDIDATOS À REELEIÇÃO. SÃO ELES: FERNANDO GABEIRA (PV), CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO; ÍNDIO DA COSTA (DEM), CANDIDATO À VICE-PRESIDENTE NA CHAPA DE JOSÉ SERRA (PSDB); LEANDRO SAMPAIO (PPS), CIDA DIOGO (PT) E GERALDO PUDIM (PR), SÃO CANDIDATOS AO CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL; ROGÉRIO LISBOA (DEM), MARINA MAGESSI (PPS), MANOEL FERREIRA (PR), LÉO VIVAS (PRB), SILVIO LOPES (PSDB) E VINICIUS CARVALHO (PT DO B), NÃO IRÃO DISPUTAR A ELEIÇÃO. O QUE CHAMA A ATENÇÃO NESTE CASO, É O FATO DOS DEPUTADOS QUE NÃO IRÃO DISPUTAR À REELEIÇÃO, ESTÃO NO EXERCÍCIO DO PRIMEIRO MANDATO, COM EXCEÇÃO DE GABEIRA. ISSO MESMO: ÍNDIO DA COSTA, ELEITO COM A AJUDA DO "PADRINHO" CESAR MAIA (DEM), QUANDO ERA PREFEITO DA CAPITAL; LEANDRO SAMPAIO, ERA DEPUTADO ESTADUAL, DEU UM PASSO PARA FRENTE E AGORA DARÁ DOIS PASSOS PARA TRÁS. SEGUINDO O EXEMPLO DE SAMPAIO, ESTÁ A SUA COLEGA CIDA DIOGO (AQUELA QUE FOI CHAMADA DE FEIA, PELO FALECIDO CLODOVIL), LEMBRA? ROGÉRIO LISBOA FOI ELEITO COM A AJUDA DO "PADRINHO" LINDBERG FARIAS, QUANDO ERA PREFEITO DE NOVA IGUAÇU. PUDIM É O "CARA" QUE FAZ O QUE O GAROTINHO (PR-RJ) MANDA! VAI PRÁ BRASÍLIA, LÁ FOI O PUDIM... AGORA, VÁ PARA A ALERJ, QUE EU VOU FICAR NO SEU LUGAR, SENTENCIOU O "PRÍNCIPE" E PUDIM REAGIU EM ALTO E BOM TOM: "SIM SENHOR"! HAHAHAHA. O PASTOR MANOEL FERREIRA, FOI O CANDIDATO DA ALIANÇA COM O GAROTINHO: "VIRIA AO SENADO E REPRESENTARIA AOS EVANGÉLICOS. NUM VEIO CANDIDATO A NADA E AINDA POR CIMA, PEDE VOTOS AO SEU EX-DESAFETO, JORGE PICCIANI (PMDB). EU, EIN!!!! LÉO VIVAS E VINICIUS CARVALHO TINHAM ACORDO COM A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E ASSIM COMO MUITOS OUTROS, ROMPERAM COM O BISPO EDIR MACEDO. SILVIO LOPES, PAI DO DEPUTADO ESTADUAL GLAUCO LOPES (PSDB), DEVIDO À IDADE AVANÇADA, DEVE TER FICADO CANSADO DAS IDAS E VINDAS DE BRASÍLIA.