O juiz da 3ª Vara Criminal de Niterói, Peterson Barroso Simão, aceitou a denúncia do Ministério Público contra Alexandre Felipe Vieira Mendes, ex-subsecretário estadual do governo e ex-coordenador da Lei Seca, que, em agosto, atropelou quatro pessoas, matando uma delas, em Itaipu, região oceânica de Niterói (RJ). Foi também decretada a prisão preventiva do acusado.
O juiz considerou a prisão preventiva necessária por ter havido, por parte do ex-secretário, tentativa de intimidação dos policiais militares que atenderam à ocorrência e por haver o risco de que essa intimidação continue durante o processo, comprometendo a isenção dos depoimentos que serão colhidos. "Em liberdade, o denunciado poderia fazer o que já fez: solicitar recursos da máquina pública tal como ocorreu ao chamar o reboque, bem como influenciar a colheita de provas por conta própria ou de terceiros", escreveu o juiz na decisão. Após o crime, servidores da Operação Lei Seca tentaram retirar o veículo de Alexandre do local do crime, com o reboque destinado à Operação.
Outros motivos que levaram à decretação da prisão preventiva, de acordo com a decisão do juiz, foram: "1) a quem caberia a fiscalização e cumprimento da chamada 'Operação Lei Seca' demonstra que ainda não aprendeu a lição: 'se dirigir não beba'; 2) o denunciado, segundo o MP, 'visivelmente embriagado', dirigiu seu veículo atropelando três pessoas de uma mesma família. Empreendeu fuga, omitindo socorro. Em seguida, atropelou uma quarta vítima, que morreu; 3) a materialidade restou induvidosa e existem indícios de autoria, bem como do elemento subjetivo - dolo eventual, tal como apontou o Ministério Público" (Fonte: Site Terra e vídeo Jornal Nacional) .
Depois de ler os motivos da decisão do juiz para decretar a prisão de Alexandre Vieira, confesso que pouco tenho a falar e muito a agradecer. Afinal, não posso deixar de reconhecer que os cidadãos estão mais seguros após a decisão do magistrado. O ex-coordenador após o crime cometido, usou todo o conhecimento e recursos para escapar ileso. Graças a Deus não conseguiu! o governador Sérgio Cabral (PMDB) demitiu Vieira, entretanto, se omitiu em relação ao crime e principalmente em relação a atitude do ex-assessor e "homem de confiança". Por várias vezes assistimos o governador se referir aos médicos, professores, bombeiros e policiais militares, com adjetivos como: "vagabundos, preguiçosos e bandidos". Lembram? No caso de Alexandre Vieira, o governador preferiu o silêncio. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer aos internautas, pela confiança e o recorde de acessos da postagem anterior. CONFIANÇA SE CONQUISTA COM TRABALHO! Muito obrigado!